terça-feira, 29 de novembro de 2016

Calendário Escolar

O calendário escolar é uma loucura, pois é recheado de datas temáticas que querem que nós, professores de teatro, consigamos dar conta de cumprir.
Quem não conhece como se dá o processo de criação cênica, mesmo que seja a construção de uma cena curta, não compreende que o ritmo eletrizante no qual o calendário escolar contempla não proporciona um processo de construção coletiva de fato.
Basicamente temos uma apresentação a cada mês e neste mesmo período temos em média quatro aulas de sessenta a noventa minutos cada, ou seja, temos entre quatro a seis horas para produzir um resultado cênico.
Não sei quem de fato já viveu a experiência de estar em um processo teatral, mas lhe afirmo, essas horas nunca vão ser suficientes, pois o trabalho de construção teatral necessita de um espaço para criar, experimentar, filtrar e finalmente ensaiar.
Como devem ter percebido, essa sequência básica não cabe em quatro horas aula.
Eu entendo a importância de produzir resultados cênicos para apresentar ao público, o que não entendo e não aceito são os comentários a respeito do que foi apresentado.
Analisando as quatro horas de trabalho, acho que no mínimo os alunos deveriam receber todos os elogios do mundo, pois não é qualquer um que se expõe sabendo que o que vão apresentar não está seguro.
Antes de criticar as pessoas deveriam se importar em tentar conhecer e entender tudo o que existe em torno do resultado que estão testemunhando naquele momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário