sábado, 22 de julho de 2017

Teatro e Escola (Parte II)


FONTE: Acervo Pessoal

Nesta segunda postagem a respeito de se oferecer aulas de teatro nas escolas, quero falar um pouco sobre a minha opinião com relação à resistência de colocar o teatro como disciplina dentro da educação.
Eu percebo que esta resistência é causada por medo das transformações que pode acontecer na vida dos alunos, tornando-os cidadãos críticos de sua realidade.
O teatro nos permite observar e discutir a vida em sua totalidade e eu acredito que isso assuste o poder público de certa forma, pois se gerarmos uma geração de seres pensantes e conhecedores de seus direitos, muitos deles nunca mais assumiriam cargos públicos.
Eu sou formada nesta belíssima arte e claro que vou defendê-la como caminho para se alcançar uma educação libertadora, mas tenho ciência de que o teatro não é o único caminho, mas sei por que vivo o teatro, de que ele é uma ponte para ampliar o olhar de mundo do indivíduo.
Os jogos teatrais nos colocam no centro da ação e ali temos de nos posicionar e agir. Acredito que seja isso que falta na sociedade hoje, o agir, o propor soluções, sem medo de repressão.
No teatro não existe o certo ou errado, o que existe é inúmeras possibilidades de solução para as situações/problemas que são propostas, e nele sempre temos espaço para o debate de opiniões e liberdade de expressão.
Por isso o teatro é tão maravilhoso e por isso mesmo eu acredito que seja perigoso, pois nos permite ser livres.

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