Existe muitos estudos sobre a relação professor e aluno dentro da área da educação, mas aqui não vou fazer uma análise sobre esses estudos, e sim falar um pouco sobre a minha relação com meus alunos e como vejo a relação de alguns colegas meus com seus alunos.
Sou professora de teatro, uma arte que trabalha o corpo e a expressividade, o pensamento crítico do mundo e a coletividade.
Não vejo como trabalhar teatro sem estar junto no processo. Não dá para ficar atrás da mesa e somente passar os comandos do jogo. Temos de jogar junto, de estar próximo dos alunos, de nos envolver no processo como esta arte exige de seus fazedores.
Acabo me tornando amiga de meus alunos, não importando sua idade, nós vamos construindo experiência teatral juntamente com a nossa amizade e temos espaço para falar os assuntos mais diversos, desde uma reportagem no jornal até uma chateação vivida em casa.
Particularmente eu acredito neste caminho, mas tem alguns colegas que preferem ficar somente observando os alunos, mas noto os lamentos de não os conhecerem e muitas vezes não perceber quando os alunos precisam de ajuda.
Eu acredito no processo de aprendizagem baseado na construção coletiva do conhecimento e da troca de experiências. Este caminho pode não ser o mais correto, mas é o que eu escolhi para percorrer e não me arrependo do que tenho encontrado em minha trajetória por ter feito esta escolha.
Sem comentários:
Enviar um comentário