segunda-feira, 28 de maio de 2018


É de extrema importância para nós, professores de teatro saber criar um projeto simples que mostre como é possível trabalhar a linguagem teatral na escola.
Segue aqui um exemplo criado por mim para servir de base para quem precisar.



PROPOSTA PARA O PROJETO PARA O MAIS EDUCAÇÃO

Patricia Grigoletto (Prof. de Teatro)
1. JUSTIFICATIVA

A base deste projeto de aulas de teatro para o projeto Mais Educação é buscar por meio dos jogos teatrais virtudes e valores que o ser humano foi se distânciando ao longo da história, tais como: equilíbrio físico, compreensão das dificuldades do próximo, amor e trabalho em equipe. Isso se torna possível através das inúmeras possibilidades de criações cênicas, expressão corporal e vocal, improvisações, estudo de textos e construções de personagens sempre tangenciando a vivência do conjunto de valores e virtudes dialogando com a realidade local.
Dessa forma, os alunos apropriam-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para formação e o desenvolvimento social do cidadão.

2. OBJETIVOS

·         Trabalhar a desenvoltura dos alunos a fim de criar uma boa capacidade de comunicação.
·         Resgate de virtudes e valores visando uma melhor formação dos estudantes.
·         Formação de um grupo onde a cooperação e construção estarão presentes na criação de suas personagens, cenas e espetáculo.

3. METODOLOGIA

Serão utilizadas nas aulas as técnicas do teatro realista de Constantin Stanislavisk, além de jogos cênicos baseados nos estudos teóricos dos pensadores e criadores teatrais contemporâneos: Bertold Brecht, Augusto Boal e Viola Spolin.
Os jogos teatrais, as dinâmicas de grupo, os estudos de texto, as técnicas de relaxamento e interiorização também serão instrumentos de trabalho, tendo em vista contemplar as ações do Plano Político Pedagógico (PPP) da escola.

4. DURAÇÃO DO PROJETO

Toda a extensão do ano letivo.

5. PÚBLICO ALVO

Os alunos inscritos no Mais Educação.

6. MATERIAL NECESSÁRIO

·         Micro system
·         Livros das histórias que serão utilizados em sala de aula
·         Impressão do texto da peça final
·         Roupas para o figurino e matéria para a construção/composição de cenário

7. CONCLUSÃO

O projeto permite que os alunos desenvolvam uma conscientização da importância da linguagem cênico-corporal no cotidiano, além de trabalhar valores e virtudes tão importantes para a formação de uma forma geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário