Nós, professores estamos em constante busca de metodologias que gere maior interesse em nossos alunos.
Para a minha próxima aventura com meus alunos, pedi que eles escrevessem uma letra de música de que eles gostassem, não importando o estilo, para deixá-los bem seguros para me mostrar o que eles andam escutando no momento.
Assim aconteceu e a imagem a baixo é um dos trabalhos que me foi entregue.
Uma tarefa simples, mas ao ver todos os detalhes que minha aluna fez no papel, me fez ter a certeza de que a tarefa não foi pesada e sim prazerosa.
FONTE: Acervo Pessoal
Agora preciso explicar a forma com que trabalhei esta tarefa para justificar a etiqueta "Jogo".
A partir da letra da música, pedi que se organizassem em trios, e estes deveriam ler a música e perceber a história que poderia estar escondida nela.
Eles sentiram um pouco de dificuldade no início, mas na medida em que eu fui visitando os grupos e questionando eles a respeito do que imaginavam quando ouviam aquela música ou quando liam sua letra. Tudo foi ficando mais claro e logo surgiram ideias maravilhosas de amigas se arrumando para ir a uma festa, ou alguém indo se consultar por estar sentindo o coração disparar e o médico diagnosticando como paixão.
É importante estimular de diferentes formas os alunos para que estes criem, sem medo e possam imaginar as cenas e experimentá-las de forma leve e descontraída, para que as aulas de teatro nunca sejam um fardo e sim um momento de encontro, de si mesmo e com o outro, gerando uma aprendizagem significativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário