segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Teatro e Carnaval

Imagem retirada do google imagens


Quando olhamos para a história do teatro, podemos perceber que ela conta a história mundial com facilidade, pelo fato do teatro contar sobre a vida, logo ele retrata a história pertencente a um povo e registra como eram as características sociais de uma determinada época.

Quando o tema é TEATRO e CARNAVAL, é muito interessante perceber que a festa "mundana" que a igreja católica de certa forma condena, na verdade está mais ligada ao catolicismo do que se possa imaginar. Isso se dá ao fato do carnaval ser o último momento de desfrutar da comida, bebida e desejos sexuais, antes da quaresma que é um tempo de jejum e abstinência.

Entretanto não é sobre a relação do cristianismo e o carnaval que este texto será embriagado e sim de teatro.

Na antiguidade grega, temos o marco que consolida o teatro na história da humanidade, e esse inicio se dá a partir de um culto religioso chamado Dionisíacas, que se tratava de um rito oferecido ao deus Dioniso, o deus do vinho.

O rito denominado de bacanal que era dedicado a Dioniso, era regado de vinho, luxuria, alegria, frenesi e festa. Logo esses princípios são semelhantes ao que o carnaval permite aos foliões.

Ao longo da história podemos observar outros pontos que o carnaval busca no teatro elementos para sua composição, como por exemplo o uso de máscaras e as personagens como Pierrô e Colombina, que pertencem a comédia dell'arte.


Quem quiser se dedicar um pouco mais sobre o assunto, pode dar uma olhada nesses e em outros links.

Uma fonte para aprofundar

Outra fonte para aprofundamento

Um artigo muito interessante sobre Comédia Dell'Arte

4 comentários:

  1. Apesar da religião ser politeísta na Grécia, se ver muita coisa parecida no cristianismo.

    ResponderEliminar
  2. Teatro é vida, nos faz guardar grandes histórias.

    ResponderEliminar