quinta-feira, 23 de junho de 2016

Avaliação

Sempre é bom ter um retorno dos alunos a respeito do caminho percorrido.
As aulas de teatro devem ter dentro de seu plano de ação um momento reservado para uma avaliação aberta da turma.
Esta avaliação não deve ser com teor de pontuação, mas deve ser colocada como uma conversa que pode ser de forma aberta na qual os alunos se manifestam de forma oral ou por escrita respondendo a perguntas predeterminadas pelo professor.
O que importa é planejar dentro da metodologia um momento para se avaliar e perceber como os alunos estão recebendo tudo o que se tem aplicado.
Eu particularmente não coloco momentos de avaliação ao final de cada aula, até por que o tempo é relativamente curto, mas de tempos em tempos vou vaiando com os tipos de proposta para avaliação.
Deixar os alunos livres para falar é uma boa estratégia quando o processo já está em andamento a um bom tempo e os alunos já se conhecem e sentem-se seguros para falar, do contrário a avaliação escrita é mais indicada.
Este tipo de mecanismo avaliativo é de suma importância para o melhoramento do trabalho do professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário